19 de Novembro: Dia mundial de combate ao abuso infantil.

19th sexta-feira, 2010  |   Sem categoria  |  no comments

No ano de 2000 a Fundação Cúpula Mundial da Mulher (WWSF) lançou o dia mundial de combate ao abuso infantil que deve ser celebrado todo dia 19 de novembro. A data tem o objetivo de chamar a atenção para o problema do abuso infantil e para a necessidade de difundir programas que possam prevenir essas práticas. Neste ano participam cerca de 130 países.
O abuso infantil envolve diversos fatores, dentre eles a imprudência, violência física ou psicológica, imperícia e negligência por parte de um adulto ou pessoa mais velha. As práticas mais comuns envolvem a violência doméstica (fisica e psicológica) e o abuso sexual. Segundo os dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) no Brasil, de 1999 até 2007, foram registrados 28.840 casos de agressão física, 28.754 de violência psicológica e 16.802 de abusos sexuais.
  • Violência Física

A violência física é caracteriza pelo emprego da força física, com ou sem o uso de objetos (cintos, pedaços de pau, objetos cortantes)

  • Violência Psicológica

A violência psicológica ocorre quando o adulto constantemente deprecia a criança, bloqueia seus esforços de auto-aceitação causando grande sofrimento mental. Ameaças de abandono também podem tornar uma criança ansiosa e medrosa, representando formas de sofrimento psicológico.

  • Violência Sexual

É caracterizado abuso sexual infantil todo o ato ou jogo sexual envolvendo um ou mais adultos e uma crianças ou adolescente. Os dados revelam que os abusos na maioria das vezes são praticados por alguém da família ou próximo a criança.

Observar as crianças é a melhor forma de prevenir os abusos; baixa auto-estima, ansiedade, agressividade, timidez excessiva e depressão podem ser indicativos de que a criança está sofrendo algum tipo de abuso. Quem suspeita de que uma criança está sofrendo qualquer tipo de agressão deve encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar da cidade ou para o Ministério Público o mais rápido possível.

Leave a Reply