A importância do “é só uma picadinha”

6th quinta-feira, 2015  |   doenças, Filhos, Pais, prevenção, vacinação  |  no comments

       As vacinas foram desenvolvidas para criarem anticorpos nos nossos organismos contra agentes infectantes, ou seja, para nos proteger de doenças e aumentar nossa resposta imunitária protetora. Muito importante já para os adultos, as vacinas são mais ainda para as crianças. O sistema de imunidade de recém-nascidos e crianças novas é imaturo, mal desenvolvido, e, por isso, as crianças são, naturalmente, mais propensas às infecções e doenças graves e transmissíveis.

       Assim sendo, o Ministério da Saúde criou um sistema vacinal cronológico que inclui desde o nascimento da criança até seus primeiros meses e anos, respeitando a dosagem e o tempo necessário para a efetivação das vacinações. Esse sistema propõe, além disso, o monitoramento e acompanhamento médico mensal, prioritariamente no seu primeiro ano de vida – ano mais crítico para os bebês.

          É claro que dá dó ver o nosso nenê chorando após uma picada, mas é necessário e imprescindível para evitar que ele desenvolva doenças graves que podem, inclusive, ser fatais. Estudos e pesquisas constatam que são poucos os casos de crianças que tiveram fortes reações adversas à vacinação, tendo, na maioria dos casos, vermelhidão e dor local, além de uma possível febre (que acredite, é um bom sinal, já que comprova que a vacina está fazendo efeito no organismo da criança!).

          Então, respire fundo e aguente o chorinho, se informe sobre os períodos de vacinação e faça com que seu filho tome todas as vacinas necessárias, porque assim, ele se tornará uma criança saudável e protegida!

 

Comments are closed.