Violência infantil: Esse trauma pode ser vencido?

29th quarta-feira, 2015  |   Pais, Proteção, sos casas de acolhida  |  no comments

           A violência é um tema complicado, que distancia as pessoas. A violência infantil, sobretudo, é mais delicado ainda por vitimizar àqueles que não podem e não conseguem se proteger. Mas, embora seja difícil, é preciso que se traga esse tema ao debate e conhecimento público.

            A violência infantil pode ocorrer de diferentes formas, seja ela física, mental e sexual (sei que é difícil, mas não desista agora de ler, é importante!). Seja ela qual for, a violência traumatiza, fere o corpo e a mente, e desencadeia problemas sérios como a dificuldade de se relacionar com outras pessoas, o comportamento agressivo da vítima (até como uma espécie de proteção), a perda de sensibilidade, confiança e esperança, a propensão ainda maior de se envolver com drogas ou até mesmo em crimes e uma completa distorção dos valores humanos. Violência gera violência sempre.

            Mesmo que as sequelas sejam grandes e prováveis, o trauma pode ser vencido quando se encara a realidade e se trata o assunto com amor. Sim, pode parecer ingênuo, mas o amor pode amenizar os traumas mais profundos e complexos. A SOS atua nesse contexto e se propõe a exercer o papel de agente dos atos de amor necessários para minimizar as consequências dos traumas infantis. Pessoas do bem que acolhem vítimas e lhes dão os cuidados necessários, além de muito, muito amor e paciência, conseguem não só amenizar os traumas, mas estimular e desenvolver os potenciais das vítimas, reafirmando os valores e princípios básicos do bom desenvolvimento biopsicossocial e, assim, projetar um futuro de esperança e recomeço.

        Todos os traumas, para serem vencidos, exigem paciência, esforço, insistência, compreensão e amor. Não é fácil mudar um passado sofrido da noite para o dia, mas é possível sim fazer desse tema tão ruim como a violência infantil algo superável, a partir do acolhimento e do amor.

      (É bom ressalvar que, caso tenhas conhecimento de qualquer tipo de violência ou maus tratos, denuncie! Você pode, dessa forma, ser a esperança da vida de uma criança. Ligue: 100.)

Comments are closed.