Sabado é dia de vacinação contra Poliomelite

17th sexta-feira, 2011  |   Sem categoria  |  no comments

No próximo sábdo, 18 de junho, será realizada a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em 2011. Todas as crianças menores de cinco anos deverão ser levadas a qualquer posto de vacinação com a caderneta de vacinação, a fim de receberem as gotinhas que protegem contra a doença.

Esse ano, a expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar no Distrito Federal 191.978 crianças, o que corresponde a 95% de uma população alvo de 202.083 menores de cinco anos. Os postos de vacinação serão distribuídos em hospitais, centros e postos de saúde, escolas, shoppings e supermercados, além de postos volantes, com funcionamento de 8 às 17h.

Nesta primeira etapa da campanha – a segunda será no dia 13 de agosto – irão trabalhar 2.282 funcionários da Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Detran e 134 viaturas. Serão distribuídas 300.000 doses de vacina oral contra poliomielite.

Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES-DF, o objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

Embora a erradicação global esteja avançando, países livres da poliomielite precisam, não só ter uma adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA), como manter altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina como nas campanhas de vacinação.

Campanha

Este é o 32º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite, 22º ano sem a doença no país. O Brasil está livre do poliovírus desde 1990, e assim deve-se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. O último caso da doença foi registrado no município de Souza, na Paraíba, em 1989, conforme informativo técnico da SES/DF.

Os Dias Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite no Brasil tiveram início em 1980, visando acelerar o processo de erradicação da doença no país. Atualmente esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro.

Em 1994 o Brasil recebeu o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001 esta meta foi alterada para 95% da população alvo (menores de 5 anos de idade).

Leave a Reply