A figura do coelhinho traz mais do que chocolate

20th quarta-feira, 2011  |   Sem categoria  |  no comments

Datas especiais, como a páscoa, ajudam as crianças a elaborarem critérios do que é bom e ruim

Na época de Páscoa, lojas e supermercados se enchem de ovos de chocolate, dos mais diversos tamanhos, cores e sabores. Para os adultos, talvez essa seja a mais evidente relação com a proximidade da data. Para as crianças, porém, o período tem um significado mais emblemático, durante o qual elas exercitam a imaginação envolvendo um personagem carismático: o Coelho da Páscoa.

A maioria das escolas infantis aproveita a data para trabalhar com os alunos questões relacionadas à história religiosa, mas também desenvolve atividades lúdicas. O momento é propício não só para desenvolver a criatividade, mas também ações enfatizando a generosidade e a amizade.

Histórias e mitos fazem parte da infância e trazem consigo elementos que vão oferecendo à criança ferramentas para que ela estabeleça seus critérios do que é bom e do que é ruim, construindo uma visão de mundo, explica à psicóloga e psicanalista Eluza Nardino Enck. Ela aconselha os pais a viverem o momento com os filhos e a acompanharem os questionamentos quando começarem a surgir as dúvidas sobre quem leva as guloseimas para casa.

 “ Quando a criança começa a questionar a veracidade desse personagem, é porque algo não a está convencendo. No momento em que ela começa a dizer que coelhinho não existe, é importante que os pais encarem isso como uma nova descoberta, como o fim de uma fase e não continuem afirmando que existe. Faz parte do crescimento e do amadurecimento ao longo da infância”.

Aproveite essa fase de descobertas com o seu pequeno!

Fonte: Caderno Meu filho ZH

Leave a Reply