A importância do olhar coruja dos pais

6th quarta-feira, 2011  |   Sem categoria  |  no comments

Por Ceres Araújo

Olhar coruja’ – “O ser humano precisa desse olhar para sua saúde física e mental, ele precisa ser “encorujado” para que aprenda a gostar de si, aprenda a se dar valor para que possa desenvolver a autoestima e a autoconfiança

Hoje, a maioria dos pais já escolhem o nome do seu bebê antes mesmo do nascimento, pois o sexo já é sabido nos primeiros meses da gravidez, o que permite a escolha de um só nome, diferente de antigamente quando um nome de cada sexo era escolhido. Esse bebê, que tem um nome, já passa a fazer parte da família, mas é ao nascer que ele é reconhecido pelo olhar dos pais e passa a se reconhecer como ser, sob tal olhar. Tal olhar é constitutivo para o desenvolvimento neurológico e psicológico. Diz-se que os olhos são as janelas da mente. A criança se percebe amada, pelo olhar de sua mãe e de seu pai, e é essa vivência que estrutura a base da sua identidade.

 O saber popular é de grande valia ao se pensar no desenvolvimento humano. Os filhos da coruja são os seres mais especiais do mundo. A coruja tem olhos grandes, atentos, expressivos e enxerga no escuro. O “olhar coruja” é aquele que se detém no filho, apaixonadamente e lhe comunica o amor incondicional, que faz dele a criança escolhida, valorizada e admirável. O “olhar coruja” dos pais, vê no “escuro”, isto é, antecipa e coloca toda a expectativa em um destino feliz para seus filhos. O ser humano precisa desse olhar para sua saúde física e mental, ele precisa ser “encorujado” para que aprenda a gostar de si e a desenvolver a autoestima e a autoconfiança.

 

Cumpre assim aos pais, manter um olhar de admiração, de valorização sobre seus filhos e apostar em perspectivas positivas. Isso não significa, de forma alguma, ser totalmente permissivo. Filhos precisam de limites, regras e normas para sua própria proteção e para que possam se transformar em seres civilizados e éticos. Filhos saudavelmente fazem birra, desobedecem, burlam e testam limites continuamente e necessitam da atenção de seus pais, para aprenderem o que é certo e o que é errado, o que podem e o que não podem, o que lhes faz bem e o que não lhes faz bem.

 

Os castigos e repreensões devem ser adequados e bem proporcionados às infrações. Entretanto, ao lado deles, sempre se deve trazer presente o “olhar coruja, que vê no escuro”, que fará a mãe ou o pai dizer coisas do tipo: “Eu sei que você está crescendo e não fará mais isso”; “Eu sei que suas notas irão melhorar”; “Eu sei que, na próxima vez, você voltará para casa no horário combinado” etc.

 

Reforços positivos sempre estimulam o crescimento do ser humano, favorecendo condutas adaptativas tanto ao mundo das exigências externas como ao mundo das necessidades internas. O “olhar coruja” é um essencial reforço positivo para o desenvolvimento íntegro do ser humano.

Portanto desenvolva em você a “mãe coruja” e o “pai coruja”

Leave a Reply