Dicas para o seu filho gostar de ler

7th terça-feira, 2015  |   Blog, Desenvolvimento, Dicas, Filhos, Leitura, Pais  |  no comments

       

     O desenvolvimento tecnológico fez com que a maioria das pessoas pudesse ter acesso a equipamentos tentadores como computadores, celulares, tablets, televisões com telas gigantescas, etc. E tudo isso não se tornou de uso comum apenas na vida dos adultos, mas das crianças também. Videogames então? São, às vezes, os melhores amigos das crianças. Desenhos animados, filmes, animações, games. São muitas inovações para concorrer com o bom e velho livro.

     A leitura é um hábito inquestionável para a vida de uma criança. É fundamental que ela tenha o costume e goste de ler, porque a leitura facilita o aprendizado não só da língua, mas como de outras matérias, e uma forma de adquirir conhecimento. Além disso, a leitura aprimora e estimula a memória, a capacidade interpretativa e o raciocínio.  Por isso, tente alguns truques para fazer com que o costume da leitura seja incorporado desde a infância. Abaixo, estão relacionados quatro truques principais para ajudá-lo nesse momento.

 

  1.  Conte histórias antes de o seu filho dormir.

     Essa é uma oportunidade não somente para estar ao lado do seu filho, estabelecendo vínculos importantes, como também uma maneira de amenizar o momento de dormir – já que muitas crianças não gostam desse momento, então a leitura é uma forma de distrair e acalmar a criança, assim como fazê-la gostar da hora de dormir – e, por conseguinte, é uma forma de estimular a imaginação da criança.

 

OBS: É claro que a leitura não deve ser incentivada somente antes de dormir.

 

2. Alterne momentos em que você lê para ele e ele lê para você.

      Fazendo isso, você tornará a atividade da leitura uma referência boa, onde a criança fará a relação da leitura com o contato com os pais, e, como aspecto principal, estimulará a leitura, auxiliando no processo de pronúncia e oralidade.

 

3. Invista em dinâmicas diferentes.

   Fantoches, teatros, mímicas.. Dinâmicas diferentes tornam o momento da leitura muito mais descontraído e divertido, fazendo com que as crianças adorem.

 

4. Não restrinja a leitura.

    Deixe que seu filho escolha um livro de seu gosto. Pergunte a ele que tipo de narrativa ele deseja ler, qual que ele mais se interessa. Assim, ele lerá algo que gosta e aproveitará mais ainda o momento da leitura.

Comments are closed.