Prepare os pequenos para o Verão!

14th sexta-feira, 2012  |   Sem categoria  |  no comments

No dia 21 de dezembro inicia a estação do ano mais esperada pelas crianças: o verão. Essa é a época de calor, férias, brincadeiras e viagens em família. Muitas pessoas aproveitam este período de descanso para frequentar praias e piscinas com seus filhos, mas para que o momento de lazer não traga problemas à saúde das crianças, é preciso protegê-las dos riscos encontrados em praias e clubes.

O sol forte, o mar agitado, as brincadeiras e a areia suja são alguns perigos que envolvem uma simples visita à praia quando o foco está nas crianças. Isso porque elas têm a pele mais sensível, estando mais suscetíveis a queimaduras de sol, além de serem mais curiosas e terem a costume de levar tudo à boca. Por isso, cabe aos pais ou adultos responsáveis ficarem atentos às atividades dos pequenos. Especialistas recomendam os principais cuidados a serem tomados com crianças de 1 a 4 anos na praia.

Nessa faixa etária, é comum que a criança queira colocar tudo o que vê na boca, inclusive a areia, o que pode causar alguns problemas de saúde. “A areia oferece inúmeros perigos por conter fezes de animais e viver habitada por pombas, cachorros e gatos de rua. A criança pode se contaminar, contraindo doenças como a toxoplasmose”, afirma a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Os pais também devem estar atentos a objetos pequenos, como tampinhas e palitinhos de sorvete espalhados pela praia. A temperatura da areia também precisa de atenção.

Banhos de sol são importantes durante a infância, pois é através dos raios solares que absorvemos vitaminas A e D, mas é importante estar atento ao período de exposição ao sol. O horário recomendado é antes das 10h e após as 16h. Já para bebês com menos de seis meses de idade, a exposição ao sol deve ser gradual, tanto na superfície corpórea exposta como no tempo de exposição. Camisetas, bonés, barracas e óculos escuros são bons auxiliares na proteção dos pequenos.

O importante é tomar os cuidados necessários para aproveitar ao máximo as delicias do verão.

Leave a Reply